Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

(19) Instantâneos: um “match” entre dois colossos de força

 

boxe tiro e sport.JPG 

Uma enorme excitação correu Lisboa no início do verão de 1909. Dois colossos de força iam defrontar-se e decidir a murro quem era o mais possante. Ninguém sabia muito bem o que esperar da contenda, porque, naquele dia 4 de julho, travava-se, num Campo Pequeno a rebentar pelas costuras, aquele que foi o primeiro combate de boxe em território nacional.

 

boxe2.JPG

 

 Na arena defrontaram-se o temível negro norte-americano Sam MacVea e o perigoso campeão escocês Fred Drummond que, dizia a imprensa, também “não é[ra] para graças”. “Lisboa inteira” assistiu ao combate, num misto de curiosidade e assombro, ovacionando entusiasticamente os dois lutadores.

Sem grande admiração, o “match” foi ganho, ao 7º round, pelo pelo-pesado californiano. Aquele foi, aliás, um dos maiores boxeurs do seu tempo e só não chegou mais além em títulos mundiais devido à cor da pele. Com 96 combates em pelo menos 10 países, valia-se mais da enorme robustez, que das suas extraordinárias qualidades técnicas e foi brindado pelo público português com estrondosos aplausos.

boxe2.JPG 

Diga-se, que o combate de 1909 fez crescer o interesse luso pelo boxe, o que deu origem à criação de clubes e associações de amadores da modalidade. Apenas cinco anos depois, foi criada a Federação Portuguesa de Boxe e, na década seguinte, estreava-se aquele que é considerado o maior boxeur português de todos os tempos: Santa Camarão.

 

 

 

Fontes

Illustração Portugueza

Nº177, II série – 12 jul. 1909

Hemeroteca Digital de Lisboa

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/

Tiro & Sport

Ano VI, nº425 – 31 jul. 1909

Diário Illustrado

39º ano, nº12:892 – 3 jul. 1909

 

http://fpboxe.pe.hu/historia-de-boxe/em-portugal/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Camar%C3%A3o

https://en.wikipedia.org/wiki/Sam_McVey

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.