(2) Pela imprensa: a borracha, tão preciosa como o ouro velho
A borracha, essa maravilha já produzida pela indústria química moderna e que nos habituámos a ver em todo o lado, assume neste texto uma importância vital no esforço de guerra. O anúncio - publicado na revista Mundo Gráfico, num número monopolizado por notícias relacionadas com a II Grande Guerra, em 1944, - equipara o valor da borracha ao que os metais tiveram no esforço bélico em contendas mais recuadas.
Tão “essencial para as forças aéreas e os exércitos mecanizados como a gasolina”, tão valiosa que deveria ser guardada com o mesmo cuidado, como se de “ouro velho” se tratasse. Até porque, explica-se, 90 por cento da borracha natural do mundo era então proveniente de territórios ocupados pelas forças japonesas e estava, por isso, inacessível aos Aliados.
O anuncio é da ICI - Imperial Chemical Industries, um gigante da indústria química britânica, fundado em 1926 e com sede em Londres, que produzia uma enorme panóplia de materiais: de tintas a aromas e medicamentos; de polímeros, fibras e tecidos, a explosivos, inseticidas e fertilizantes.
Durante a II Grande Guerra, a empresa chegou mesmo a estar envolvida no programa de desenvolvimento de armas nucleares do Reino Unido.
Ironicamente, com o passar dos anos, foi sendo desmembrada e, após 2007, acabaria adquirida por um grupo holandês e outro…alemão.
Fontes
Hemeroteca Digital de Lisboa
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/
Mundo Gráfico
5º ano; nº 100 – 30 novembro 1944