Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

(2) Pela imprensa: a borracha, tão preciosa como o ouro velho

ICI.JPG

 A borracha, essa maravilha já produzida pela indústria química moderna e que nos habituámos a ver em todo o lado, assume neste texto uma importância vital no esforço de guerra. O anúncio - publicado na revista Mundo Gráfico, num número monopolizado por notícias relacionadas com a II Grande Guerra, em 1944, - equipara o valor da borracha ao que os metais tiveram no esforço bélico em contendas mais recuadas.

Tão “essencial para as forças aéreas e os exércitos mecanizados como a gasolina”, tão valiosa que deveria ser guardada com o mesmo cuidado, como se de “ouro velho” se tratasse.  Até porque, explica-se, 90 por cento da borracha natural do mundo era então proveniente de territórios ocupados pelas forças japonesas e estava, por isso, inacessível aos Aliados.

O anuncio é da ICI - Imperial Chemical Industries, um gigante da indústria química britânica, fundado em 1926 e com sede em Londres, que produzia uma enorme panóplia de materiais: de tintas a aromas e medicamentos; de polímeros, fibras e tecidos, a explosivos, inseticidas e fertilizantes.

Durante a II Grande Guerra, a empresa chegou mesmo a estar envolvida no programa de desenvolvimento de armas nucleares do Reino Unido.

Ironicamente, com o passar dos anos, foi sendo desmembrada e, após 2007, acabaria adquirida por um grupo holandês e outro…alemão.

 

 

Fontes

Hemeroteca Digital de Lisboa

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/

Mundo Gráfico

5º ano; nº 100 – 30 novembro 1944

https://en.wikipedia.org/wiki/Imperial_Chemical_Industries

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.