Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

(26) Instantâneos: a manteiga do presidente

19395122_38HD8 postal 1010.jpg

 

Um presidente da República em cima de uma lata de manteiga é uma imagem no mínimo inusitada, mas é isso que nos apresenta este divertido postal, caricaturando Bernardino, com a legenda “Um machado para a monarquia e um achado para a República”, quiçá aludindo ao escorregadio da manteiga, característica comum a muitos políticos.
Duas vezes presidente da República Portuguesa (1915-17; 1925-26) e ministro em 13 ocasiões, Bernardino Machado viu-se industrial de laticínios, precisamente em 1910, ano da implantação da República e em que assumiu, à vez, as pastas dos Negócios Estrangeiros e do Interior.
Por morte do sogro, o conselheiro Miguel Dantas, Bernardino Machado e a mulher, Elzira, herdariam a primeira fábrica de manteiga do País, sendo essa ligação ao apetitoso produto de barrar o pão que se quer parodiar neste grafismo de Francisco Valença.

fabrica de laticinios do coura.GIF

A Fábrica de Laticínios de Mantelães, Paredes de Coura, criada em 1891, inaugurou uma indústria que se expandiria imenso nos anos seguintes, fazendo uso das novíssimas desnatadeiras centrífugas.

A firma seria um exemplo de racionalização de recursos até nos nossos dias: utilizava a força motriz das águas do rio Coura, tinha uma secção onde produzia as próprias embalagens e outra de criação de porcos, alimentados em parte com o leite desnatado, que assim tinha aproveitamento. Uma nascente de água canalizada para as instalações proporcionava arrefecimento às natas e ainda servia para lavagem dos utensílios.
Diga-se que terá sido naquela mesma fábrica que se fizeram das primeiras experiências em território nacional para produzir queijo tipo flamengo, mas com pouco sucesso. No entanto, fabricava 70 quilos de manteiga por dia, fornecendo, nomeadamente, os armazéns Grandela; Jerónimo Martins e Alves Diniz.

Fontes
Leite e laticínios em Portugal – digressões históricas, organizado por Jorge Fernandes Alves; L. H. Sequeira de Medeiros e João Cotta Dias; edição Confraria Nacional do Leite, disponível em
https://www.researchgate.net/profile/Jorge_Alves2/publication/304541131_A_Fileira_do_Leite_Em_Perspetiva_Historica/links/578535c408ae36ad40a4bfbb/A-Fileira-do-Leite-Em-Perspetiva-Historica.pdf

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.