Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

(3) Pela imprensa: a cura para os escrofulosos

escrafuloso.PNG

 

Escrofulismo? Doença com tal nome, não pode ser coisa boa. O termo remete para algo com um aspeto desagradável à vista: escrofulosa, portanto.

A doença, de facto, é penosa, mas descansem os afetados, porque a Emulsão de Scott os cura de tal enfermidade, para nunca mais sentirem “a mais pequena manifestação de tão cruel padecimento”.  Quem o garante é João dos Santos, que atesta o “milagre” com o caso da sua enteada, Amélia Soares, de 17 anos.

A adolescente sofria de escrofulismo e só a Emulsão Scott fez desaparecer tais sintomas.

O alerta, que surge num anúncio publicado na imprensa do início do século XX, tem como alvo os pais das crianças escrofulosas. Avisa-os para que não “desperdicem o seu dinheiro e arrisquem a saúde dos seus filhinhos com outros preparados inúteis”, uma vez que só a Emulsão de Scott resultará. E não se deixem enganar com falsificações, pois unicamente a embalagem com a imagem do “peixeiro” – que se reproduz no anúncio – é a verdadeira. Segue-se – em letra diminuta – referência ao montante a  pagar por tão rápida cura, bem como a identificação dos representantes da marca em Lisboa e no Porto.

O que o anuncio não explica – apenas alude com a imagem de um homem carregando um enorme peixe às costas – é que a Emulsão de Scott é, nada mais, nada menos, que um preparado de óleo de fígado de bacalhau, riquíssimo em vitaminas A e D.

A marca terá sido criada em 1830, num pequeno laboratório de John Smith, nos Estados Unidos da América. Inevitavelmente, foi adquirido por uma grande empresa que expandiu a produção e o seu escoamento, em três sabores, já que a emulsão era também sobejamente conhecida pelo seu pavoroso sabor.

A marca foi descontinuada, mas o produto continua a vender-se, sendo especialmente procurado nos países com pouco sol, devido às carências de vitamina D.

Quanto ao escrofulismo, é a condição de quem sofre de escrófulas, que constituem um processo infecioso nos gânglios linfáticos, em especial no pescoço, provocado pelo agente causador da tuberculose ou, comum nas crianças, por microbactérias atípicas.

 

 

 

Fontes

Biblioteca Nacional Digital

http://purl.pt

Jornal A Voz Pública

Ano XX, nº5:809 - 3  fev. 1909

 

https://es.wikipedia.org/wiki/Escr%C3%B3fula

http://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/emulsaoscott.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Emuls%C3%A3o_Scott

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.