Instantâneos (105): um astronauta português na lua
Se pensa que a primeira aterragem na lua de uma nave tripulada se deu em 1969, com a norte-americana Apollo 11, então está enganado. Catorze anos antes, já o heroico astronauta português Rangel Gama, aos comandos da A-Z1, tinha cumprido esse feito histórico para a humanidade, pagando a audácia com a própria vida. A história é contada numa reportagem radiofónica que representou o nosso País no conceituado Prémio Itália.
A “nossa” nave descolou da Estação Experimental de Foguetões, instalada numa área restrita dos areais da Costa da Caparica. Foi para ali que convergiram as atenções de todo o mundo, com a operação a ser acompanhada por rádios e televisões de muitos países e com os pormenores esmiuçados por dezenas de repórteres, em vários idiomas.
“O mais arrojado e empolgante acontecimento do século” foi acompanhado à escala planetária, tendo em conta os meios existentes em 1955, e impressionou muita gente, tanto pela importância da façanha portuguesa – à altura dos Descobrimentos – como pelo fim do audacioso Coronel Gama que, depois de aterrar na lua, sem percalços, acabaria por morrer em direto quando o foguetão se afundou na cinza vulcânica de uma cratera lunar, qual navegador naufragado num oceano longínquo.
Foi emocionante, foi dramático….e foi igualmente delirante, porque tudo não passou de uma fantasia ardilosamente idealizada e montada por atores, locutores e técnicos portugueses, para representar a Emissora Nacional - fundada duas décadas antes - no concurso italiano daquele ano.
Foram eles que criaram esta complexa obra de ficção científica, cheia de efeitos sonoros intrigantes, capaz de iludir o público incauto e, claro, de transmitir as mensagens do regime, sempre moralistas e moralizadoras do heroico e abnegado espírito lusitano.
O programa, poeticamente intitulado “Areia e Eternidade”, ficou entre as quatro melhores produções na categoria de reportagem e a UNESCO considerou-o um trabalho “de muito interesse”, embora não tenha recebido o desejado galardão.
Acrescente-se até que, desde 1948, ano em que estreou, nenhum português obteve o Prix Itália.
A temática escolhida, no entanto, era do mais atual para a época, numa altura em que americanos e soviéticos se debatiam em experiências e tentativas para ver quem primeiro obtinha vitórias no espaço.
A gravação deste programa ocorreu no ano anterior à criação de um termo hoje muito badalado: inteligência artificial, usado pela primeira vez pelo norte-americano John McCarthy. Dois anos depois deste nosso Areia e Eternidade, a URSS pôs em órbita o satélite artificial – o Sputnik I. Levava a bordo a conhecida cadela Laika, que não sobreviveu para “contar” o que viu.
Foram, aliás, numerosos os animais embarcados em naves espaciais, sacrificados para abrir caminho a uma viagem com tripulação humana, ocorrida já em 1961, com o astronauta Iuri Gagarin.
…………………………
Nesta reportagem ficcionada participaram os atores Raúl de carvalho, Manuel Correia e Rogério Paulo; os locutores Hampton, Arnault, Nuno Fradique, Armando Correia, Raúl Feio e Fernando Garcia; os técnicos Brum da Silveira, Jorge Santos, Castela Esteves, Jaime Filipe, Espírito Santo, Fernando Conde e João Terremoto. A autoria foi de Pedro Moutinho e a supervisão técnica coube a Fernando Moutinho.
……………………………
As imagens usadas são meramente simbólicas
………………..
Fontes:
www.rtp.pt
Pode aqui, ao minuto 19’14, do programa Ecos da Ribalta, de João Pereira Bastos, ouvir toda a reportagem e ainda a contextualização da mesma (16’38) .
https://www.rtp.pt/play/p3080/ecos-da-ribalta
A aqui também, no canal de Miguel Ângelo Vaquinhas, no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=B5CgPYDu9BE
O nascimento da Emissora Nacional - RTP Ensina
Iuri Gagarin – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
https://www.rtp.pt/programa/radio/p6623/e20230628
https://it.wikipedia.org/wiki/Prix_Italia
https://docs.google.com/spreadsheets/d/12Hh7WXGhp1pSipz84fbeuGEFSHDznf-W5Cp18oDGvNs/edit#gid=0
https://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_11
Ficção científica – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
TSF - texto de Carolina Rico:
Laika não foi a única. O que aconteceu aos animais enviados para o espaço? (tsf.pt)
Imagens