Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

Instantâneos (68): a mais pequena pianista do mundo

maria joao pires 1.PNG


Era assim, “com todo o aspeto de sensacional” que, em 1951, se apresentava uma menina com apenas cinco anos, que pouco tempo antes tinha dado o seu primeiro concerto, no Conservatório Nacional, e logo com “notável êxito”. A mais pequena pianista conhecida no mundo, indiscutível “prodígio” português, havia surgido no panorama musical e imediatamente arrebatado o público.

maria joao pires 2.PNG

 

Quem para ela olhava apenas via uma garota bonita com olhos castanhos e penetrantes, caracóis âmbar e vozinha de rouxinol, segundo a descrição do Século Ilustrado.

 


Mal se sentava ao piano – e embora nem chegasse com os pés ao chão - parecia agigantar-se. Daí o jornal não lhe poupar elogios.

 

maria joao pires 4.PNG

 

E tinha toda a razão para tal!

Embora na época não se pudesse adivinhar, esta jovem pianista não seria mais uma criança-fenómeno que só brilha na infância e depois se apaga por falta de talento consistente ou orientação.


A menina é Maria João Pires, a nossa maior pianista, com uma fulgurante carreira que já chegou às sete décadas e continua ativa e radiosa.

Atua nos mais importantes palcos do mundo, sozinha e com as mais reputadas orquestras; gravou numerosos trabalhos e venceu alguns dos prémios mais relevantes da sua arte, como intérprete e também pelo seu empenho no ensino da música.

 

maria joao pires 3.PNG

 

Curiosamente, no dia em que recebeu o galardão Martha de la Cal/Personalidade do ano 2019, da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, em janeiro último, reencontrou o instrumento presente nestas imagens antigas e que revelou ter sido o primeiro piano de cauda que viu na vida.

O interesse foi tal que se pôs em pé sobre o banco para espreitar para o interior, provocando o riso da assistência. A reação do público desagradou-lhe e, como criança que se preza, decidiu fazer das suas: ao contrário do previsto, tocou tudo sem intervalo. Ao que consta, ninguém reclamou…

maria joao pires atualidade.PNG

 

………………
*na imagem3, pela mão do professor, Campos Coelho.
………………
Fontes
Século Ilustrado
Ano XIV; nº682 – 27 jan. 1951
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_João_Pires
https://www.rtp.pt/noticias/cultura/maria-joao-pires-reencontra-piano-da-infancia-na-entrega-do-premio-personalidade-do-ano_n1200377

Imagem atual
Nelson Garrido em
https://www.publico.pt/2020/03/26/culturaipsilon/noticia/maria-joao-pires-festival-on-line-celebrar-dia-piano-1909697

 

2 comentários

Comentar post