Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

Instantâneos (36): a vida não é uma brincadeira

internato 1.JPG

 


internato 2.JPG

Não há sorrisos nestas imagens. Não há brincadeira, nem alegria. E, no entanto, estas fotografias estão cheias de crianças, seres tão efusivos nas suas manifestações, irrequietos, calorosos.

Estas não. Mostram-se como que alheias, anormalmente ordenadas, todas com a mesma pose – mãos atrás das costas ou sobre o colo, pernas cruzadas – sem um rasgo de rebeldia, um laivo de espontaneidade, uma ponta de felicidade aparente.


É natural. As suas curtas vidas não lhes têm sido leves ou fáceis. São órfãs – triste rótulo em qualquer época.


internato quarto.GIF

internato salao nobre.GIF

 

 

 

 

 

internato sala refeicoes2.JPG

 

 

E, embora as outras imagens mostrem as amplas e limpas acomodações em que vivem, sabemos que não são um lar. São a casa que conhecem, quiçá melhor que muitos lares familiares, mas sem calor ou emoção.

 

 

 

 

 


Internato Municipal do Porto - Escola de Artes e Ofícios. É esta a instituição aqui retratada nos anos 20 do século passado, criada em 1891 com o nome de asilo. A designação mudou, a entidade responsável também – inicialmente Junta Geral do Distrito do Porto e depois a Câmara Municipal do Porto, bem como mudaram as instalações ao longo dos tempos.

A missão manteve-se: socorrer os menores sem família – expostos, desvalidos ou abandonados - proporcionando-lhes educação literária e moral, para além de ensino profissional. Funcionou até 1951.

.................
Fontes
Arquivo Municipal do Porto
http://gisaweb.cm-porto.pt

3 comentários

Comentar post