Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

Instantâneos (92): há mar e mar, há medir e registar

maregrafo em dia de tempestade.jpg

 

É português o mais antigo aparelho de medir marés ainda em funcionamento em todo o mundo. O Marégrafo de Cascais foi instalado em 1882 e, desde aí, recolhe informação que contribuí para atividades tão diversas como a previsão das ondas para os amantes de surf, a navegação, a medição da altitude das montanhas ou o mapeamento dos fundos marítimos.

naregrafo (2).jpg

O discreto aparelho está protegido por uma pequena construção circular semelhante a uma guarita, edificada junto à Cidadela. Esta esconde o sistema de medição, constituído por uma bóia ligada a um registo, neste caso, um cilindro que roda ao ritmo marcado por um relógio. A bóia encontra-se isolada da ondulação marítima, dos movimentos das correntes e do vento, no interior de um poço, onde flutua em contacto com a água do mar, subindo e descendo de acordo com a entrada e saída desta. O mecanismo, criado pelo físico francês Amédée Philippe Borrel, contínua extremamente fiável, servindo até para calibrar equipamentos mais modernos.

maregrafo 2.jpg

Foi com este marégrafo, ligado ao laboratório oceanográfico do rei D. Carlos, que se marcou o zero altimétrico (nível do mar), que é a referência em Portugal para a medição das elevações terrestres e subaquáticas, bem como da verificação dos movimentos verticais da crosta terrestre, servindo igualmente de bitola para se perceber a tendência consistente de subida gradual do nível da água do mar – 15 a 20 centímetros no último século - que ameaça as regiões litorais.

em dia de regata.jpg

A preia-mar e a baixa-mar (duas ocorrências por dia), são medidas ininterruptamente, permitindo criar, ao longo dos últimos 140 anos* e para o futuro, um padrão de comportamento do mar, mas também todas as alterações relevantes, como um tsunami ocorrido do outro lado do globo, cujos efeitos no nosso território são imperceptíveis a olho nu.

passeio principe real d luis e d maris pia.jpg

Apesar de continuar a ser um modelo para toda a costa portuguesa, o histórico Marégrafo de Cascais é hoje coadjuvado por dois novos sistemas digitais acústicos, que somam a aferição de dados como a temperatura do ar e da água. São 25 os marégrafos a funcionar em Portugal continental, 17 dos quais em terra.

A Câmara Municipal de Cascais realiza, por marcação, visitas guiadas ao espaço, classificado como imóvel de interesse público desde 1997 e que foi um dos primeiros observatórios europeus dedicado ao estudo das correntes e das marés. No final, pode sempre dar um mergulho na bela baía, algo que, tal como o marégrafo, contínua muito em voga há mais de um século.

senhoras na praia de cascais.JPG

 

………………….

*A única interrupção no registo ocorreu entre 1885 e 1900, altura em que o marégrafo se mudou, uma vez que primeiro esteve instalado cerca de 30 metros a Este do local onde se situa actualmente.

.................

Fontes

Câmara Municipal de Cascais

https://www.cascais.pt/noticia/maregrafo-de-cascais-medir-mares-desde-1882

 

Direção-Geral do Património Cultural

Texto de Teresa Vale e Carlos Gomes

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74735

 

Instituto Camões

Texto de Nuno Crato

http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/e58.html

 

https://www.hidrografico.pt/

 

Imagens

Arquivo Municipal de Cascais

https://arquivodigital.cascais.pt/xarqweb/Search.aspx

 

Passeios príncipe real d luis e d maria pia

PT/CMCSC-AHMCSC/AFTG/CAM/A/00502

 

Em dia de tempestade

PT/CMCSC-AHMCSC/AFTG/CAM/A/00292

 

Em dia de regata

PT/CMCSC-AHMCSC/AFTG/CAM/A/00920

 

Maregrafo 2

PT/CMCSC-AHMCSC/AESP/CMBP/034

 

Grupo de senhoras e crianças

PT/CMCSC-AHMCSC/AFTG/CAM/A/01304

 

http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/e58.html

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.