Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

Instantâneos (95): quando Lisboa tinha dois aeroportos

aeroporto de cabo ruivo 5.jpg

Há pelo menos cinco décadas que se fala na construção de um novo aeroporto para Lisboa. É estranho, pois, pensar que a nossa Capital já teve duas infraestruturas destas a funcionar em simultâneo. Nos anos 40 do século XX, o Aeroporto da Portela e o Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo, em pleno Tejo, partilhavam as chegadas e partidas aéreas

aeroporto de cabo ruivo 1.jpg

Os voos intercontinentais amaravam e descolavam no rio e os passageiros com destino ou origem em outros países da Europa utilizavam a pista da Portela. A ligação entre as duas viagens fazia-se pela Avenida Entre os Aeroportos, num percurso de cerca de três quilómetros.

As carreiras transatlânticas para Lisboa estrearam-se em junho de 1939, com um Dixie-Clipper da Pan American Airways, que criou uma pequena base na zona de Cabo Ruivo. 

 

Aeroporto de Cabo Ruivo.jpg

Os ilustres 22 passageiros e 11 tripulantes deste “navio voador”, tiveram até direito a receção especial no Hotel Aviz. Esta unidade hoteleira, em conjunto com a Sociedade de Propaganda de Portugal - muito internacionalmente promotora do Touring Português - lançou uma espécie de concurso para premiar a melhor das companhias que, dali em diante, realizariam a ponte aérea entre Nova Iorque e Lisboa, via Açores, uma epopeia que então demorava 24 horas e custava para cima de um dinheirão.

O Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo só seria concluído em 1943 – um ano após o Aeroporto da Portela. Em conjunto, substituíram o primitivo Campo Internacional de Aterragem de Alverca.

aeroporto de cabo ruivo 2.jpg

O Estado português criou todas as condições e dotou o espaço dos equipamentos necessários. Procedeu a dragagens e regularização de margens, construíndo os molhes que constituem a Doca dos Olivais, junto da qual foram erguidos os edifícios de apoio, aerogare, rampas e ponte-cais, muito próximo do local onde hoje se ergue o Oceanário de Lisboa.

Tornou-se comum os hidroaviões e as outras embarcações que sulcavam o rio partilharem as mesmas águas, obedecendo, por isso, a regras precisas de navegação.

aeroporto de cabo ruivo 3.jpg

Sendo Portugal a nação mais ocidental da Europa e gozando de uma posição neutral no conflito, não é difícil de imaginar que, durante a II Grande Guerra esta tenha sido uma plataforma giratória de grande importância, em especial para quem queria fugir para os Estados Unidos da América, mas também para os espiões que, como se sabe, conspiravam por Lisboa durante esse período.

Após o fim da guerra e com a vulgarização do transporte aéreo terrestre, o Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo foi perdendo importância, fechando definitivamente no final da década de 50. Em 1964, a Avenida Entre Aeroportos foi rebaptizada avenida de Berlim e a requalificação urbana que ali se operou a partir da Expo 98 acabaria por ajudar a apagar as marcas deste passado ligado aos hidroaviões.

Quanto ao Aeroporto da Portela (hoje Humberto Delgado), enfim, há muito que anseia poder novamente partilhar com outro o peso de tantas viagens.

clippers.JPG

........................

Fontes

Diário de Lisboa

29 junho 1939

 

casacomum.org

 

Associação Náutica Marida do Parque das Nações – A  Marina de Lisboa

Aerop_Marit_Cabo_Ruivo.pdf

 

Revista Voar

Jan-mar 2011 – texto de António Rocha

Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve

revistavoar_11 clippers.pdf

 

Decreto-Lei 32331 (tretas.org)

 

1946.1.pdf

Imagens

Arquivo Municipal de Lisboa

Artur João Goulardt

PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/AJG/002999

PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/AJG/003000

PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/AJG/003001

PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/AJG/003002

PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/AJG/003004

 

Biblioteca de Arte / Art Library Fundação Calouste Gulbenkian

Chegada de passageiros

20 comentários

Comentar post