Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

Instantâneos: Alguém se lembra da Costa de outras eras?

caparica.png

 

A imagem tem apenas 50 anos, mas as diferenças entre o que se vê e a realidade atual não poderiam ser maiores. A praia do Tarquínio fica mesmo junto à zona urbana tradicional da Costa da Caparica e tem hoje uma entrada totalmente requalificada pelo Programa Polis. Esta fotografia é de uma outra época, em que os apoios de praia eram improvisados e a segurança dos banhistas era garantida por pescadores nas suas horas vagas. A tradição vinha de longe: ensinavam as crianças a nadar e ajudavam as senhoras a ir à água, com tanto sucesso, que chegaram a dar nome às praias onde exerciam essa atividade. Este é, aliás, o caso da praia do Tarquínio, onde também não faltavam cartazes publicitários e, ao que parece, trabalho infantil.

Antes da massificação, que a facilidade de acessos proporcionada, nomeadamente, pela Ponte 25 de Abril veio trazer, a Costa da Caparica já tinha sido descoberta pelas famílias endinheiradas de Lisboa, que ali passavam os meses quentes, algumas em pequenas vivendas quase todas desaparecidas; outras, em casas que alugavam aos locais, brincando aos pobrezinhos, como se tornou moda para alguns, já no século XXI, lá mais para os lados do Litoral Alentejano.

 

 Fontes

Marisa Soares, 15 de Maio de 2015

https://www.publico.pt/2015/05/15/local/noticia/almada-expoe-mais-de-um-seculo-de-idas-a-praia-1695638

 

Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa

Sid Kerner

Imagem:AF\img168\B083576.jpg

Código de referência:PT/AMLSB/SID/000077

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.