Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

Instantâneos (89): o dia em que o vulcão desapareceu

Krakatoa_eruption_lithograph 1883.jpg

 

krakatoa antes. JPG

Desapareceu! A 27 de agosto de 1883, a ilha de Krakatoa, na Indonésia, esfumou-se, enquanto se ouvia o maior estrondo que o ouvido humano já captou, fruto de uma das mais brutais erupções vulcânicas de sempre. No lugar da anterior chaminé, ficou apenas um colossal buraco.

Pouco antes, todos pensavam que o Krakatoa estava extinto, mas os acontecimentos mostraram da pior maneira que estava bem vivo.

krakatoa durante. JPG

 

Nessa segunda-feira de má memória, uma monstruosa explosão deixou um lago escaldante onde antes se encontrava aquela ilha do estreito de Sunda, na Indonésia.

 

stunami (2). JPG

O choque térmico, os vapores e o impacto da lava convergiram num tsunami que matou 40 mil pessoas, em vários continentes.

Ouvida a 5 mil quilómetros de distância, tamanha reverberação provocou assombro e até surdez.

A cinza em suspensão viajou muitos quilómetros. Os destroços e os corpos foram sendo encontrados, a conta-gotas, durante largos meses.

krakatoa evolucao. JPG

 

Em praticamente todo o mundo, registaram-se impactos no clima, que se prolongaram por cinco anos, com alterações de temperatura e tempestades inesperadas.

Durante algum tempo, gerou-se um inverno vulcânico e a paisagem transformou-se, pintando os céus com estranhos – belos – e assustadores cambiantes, hesitantes entre o escarlate, o violeta e o cinza-chumbo. À falta de fotografias a cores, alguns artistas encarregaram-se de imortalizar na tela ou no papel esse estranho panorama.

Dir-se-ia que horizonte ardia ou sangrava.

Após tão aparatosa “atuação”, o lago gerado com a explosão foi lentamente transformado em berço de fauna e flora únicas. Durante quatro décadas reinou o silêncio.

Até que o “filho” do vulcão original começou a emergir do mar, a uma assustadora candência de cinco metros por ano. Em 2018 e 2020, mostrou que ainda vivia, explodindo novamente.

De cada vez que acorda, os efeitos são devastadores, expelindo a lava acumulada no seu gigantesco depósito subterrâneo com 50 quilómetros de profundidade.

Quando voltará a fazer-se ouvir?

.....................

Pode aqui ouvir o som do Krakatoa

...................

Fontes

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro - BBC News Brasil

A ERUPÇÃO DO ANAK KRAKATOA | ESPAÇO HOJE TV EP2181 - YouTube

27 de agosto de 1883: A erupção de Krakatoa - YouTube

Krakatoa Eruption Real Sound (1883) - YouTube

(329) Pinterest

 

12 comentários

Comentar post