Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

Instantâneos (35): o ténis real

d carlos tenis 1.JPG


Quem julgar D. Carlos pelo rotundo ventre e ar bonacheirão, mais de quem se dedica à sesta e ao fumo de charuto do que a vigoroso exercício físico, dificilmente acredita que aquele rei foi um desportista diversificado e assíduo. Estas imagens mostram-no numa das suas modalidades preferidas: o ténis. A paixão era tal que o levou a construir courts no Palácio das Necessidades e em outras casas por onde a família real dividia o seu tempo, de acordo com as estações do ano e o que isso implicava para a corte portuguesa.


D carlos tenis 2.jpg

 

Não se espere ver o rei de calções e porte atlético – que o teve, em jovem – mas espere-se vê-lo de roupa leve e chápeu estival, não fosse o sol perturbar seus olhos claros e sensíveis ou corar em demasia a cútis delicada.

Vistos de fora e à distância de mais de um século, estes instantâneos parecem quase caricatos, mas sua majestade era, efetivamente, um exímio jogador de ténis.

 

 

d carlos tenis 3.JPGD. Carlos, aliás, habituou-se à prática desportiva desde criança. Pesca, vela, remo, natação, tiro, caça, equitação e ténis, claro, eram ocupações frequentes para os filhos de D. Luís e de D. Maria Pia, que criaram modas a esse nível, quer nas atividades, quer nos locais, tornando Cascais, por exemplo, um dos poisos preferidos do high life da Capital.
D. Carlos patrocinou torneios, participou em alguns e, com esse gosto manifesto, projetou a modalidade, tornando-a um must para a sociedade elegante que lhe seguia as pisadas.

 


Fontes
Imagens

D. Carlos numa partida de Ténis na Tapada da Ajuda, c. 1904 – 1906 em livro publicado para a exposição António Novaes 1903-1911; Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa – Divisão de Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa, Publicação Assírio & Alvim, 1996.

D. Carlos numa partida de ténis na Quinta do Palheiro durante a Visita Régia à Madeira; Pub. catálogo da exposição Obras de Referência dos Museus da Madeira.500 Anos de História de Um Arquipélago, mostra comissariada por Francisco Clode de Sousa, Galeria de D. Luís, Palácio da Ajuda, Novembro de 2009.


D. Carlos jogando ténis na Parada, c. 1900 em D. Carlos em Cascais, cenas do quotidiano da família real portuguesa – Ficha de conteúdos; Câmara Municipal de Cascais. Disponível em https://www.cascais.pt/sites/default/files/anexos/gerais/new/d._carlos_em_cascais.pdf

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.