Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

Instantâneos (31):Canário, o burro sábio

0001_M.jpg


Na década de 40 do século XX, um verdadeiro fenómeno andou em digressão pelo Brasil e por Portugal, com um sucesso retumbante. Aparentemente era um asno normal, igual a tantos outros, como os mostrados nestas imagens, mas o burro Canário, garantia-se, acertava em todas as perguntas que lhe eram colocadas e causava o espanto geral.
Milhares assistiram aos espetáculos e desafiaram o animal com questões complexas, em português e até latim, às quais o Canário respondia com exatidão, batendo com a pata no local certo e o número de vezes necessário . Bem, pelo menos é o que relatam os jornais da época – até os respeitáveis -, que dão destaque a tal assombro.

 

0002_M.jpgO deslumbramento foi tal que não faltou também quem prometesse desmascarar o que assegurava ser um embuste, tendo o assunto chegado à justiça, o que fez correr ainda mais tinta, nomeadamente gozando com o denunciante – por sinal um escritor brasileiro - que perdeu a ação contra o burro Canário. Parece que, após minuciosa análise, o burro provou ser mesmo sábio!!!

 

Posto isto, organizaram-se até eventos em honra do animal, com a presença de outros escribas, detratores do colega de profissão.


Desconheço como era engendrada a forma de colocar o animal a responder corretamente, mas sabe-se que houve pelo menos um palpite que errou. Quando, em 1942, lhe perguntaram em que data acabaria a II Grande Guerra, Canário, talvez espelhando a ansiedade de todos em ver o conflito terminado, foi otimista e falhou, apontando 1943. Ninguém podia prever, nem mesmo tão brilhante jumento, que o mundo ainda iria viver tal terror durante mais três anos.

...........

Fontes
Revista Dom Casmurro
http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=095605&pagfis=1812&url=http://memoria.bn.br/docreader#
Jornal Diário da Noite
http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=221961_02&pagfis=12626&url=http://memoria.bn.br/docreader#
Diário de Pernambuco
http://www.impresso.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/cadernos/emfoco/2017/02/02/interna_emfoco,162628/diario-na-historia.shtml
Imagens
Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/pt/
PT/AMLSB/CRU/000090
LSM0000890

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.