Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

O sal da história

Crónicas da história. Aventuras, curiosidades, insólitos, ligações improváveis... Heróis, vilões, vítimas e cidadãos comuns, aqui transformados em protagonistas de outros tempos.

Pela imprensa (23): o agarra maridos

tokalon 2.JPG

Publicidade arrojada, esta da Tokalon, temerária até. Diria, mesmo, que é preciso, para além de coragem, uma grande lata para prometer casamentos em troca da aquisição de um simples creme, que tem de ter, no mínimo, propriedades mágicas para assegurar que, quem o usa, arranja certamente marido.

tokalon 1.JPG

O anúncio vai mais longe ainda. Informa que milhares de mulheres de 40 e 50 anos recuperaram a frescura da adolescência e, com isso, fisgaram moços casadoiros de boas famílias que com elas casaram, quando as ditas já haviam perdido todas as esperanças de encontrar uma cara-metade.

A razão de tamanho milagre é o biocel, uma substância desenvolvida pelo enigmático Dr. Stejkal, da Universidade de Viena. Obtido – sabe-se lá como e até tenho receio de imaginar – de animais novos cuidadosamente selecionados, este é um alimento vital para as células.

tokalon 3.JPG

Tão vital que, aparentemente, tem a capacidade de as fazer rejuvenescer, suprimindo as rugas das faces de senhoras até com 60 e 70 anos de idade. Esta substância revolucionária só pode ser encontrada no creme cor-de-rosa da Tokalon, o tal que desencanta maridos.

Para operar tais milagres, o produto deve ser aplicado à noite e conjugado com o uso do creme diurno, branco, da mesma marca.

E, preparem-se, porque, em apenas dez dias, qualquer mulher ficará muitos anos mais nova e, em três semanas, ficará com uma “tez fascinadora de rapariga, à qual poucos homens conseguirão resistir”. Garantem mesmo que serão 10 mil as venturosas senhoras que encontrarão o seu par com este método infalível.

tokalon3.GIF

Desconheço se estes números estonteantes foram atingidos, mas o que se pode avançar, publicidade duvidosa à parte, é que o creme deve ser mesmo bom, porque existe até hoje, quase cem anos depois em tempos bem diferentes nos quais, atrevo-me a dizer, as mulheres de meia-idade – entre as quais me incluo – não estão assim tão desesperadas para casar.

Estes anúncios eram comuns nos anos 30 do século XX, mas a Tokalon, marca de origem suíça, foi criada em 1907. Em Portugal, tinha um depósito próprio, na rua da Assunção, nº88, em plena baixa de Lisboa, entre as ruas Áurea e da Prata. Desde 1948, é representada no nosso País pela Jalber, uma empresa familiar com sede na rua Gomes Freire, 96, também em Lisboa. Dois casos sérios de longevidade na indústria da cosmética!

 

Fontes

Fundação Mário Soares

Cc | Diário de Lisboa | 1921-1990 (casacomum.org)

Diário de Lisboa

 

JALBER

(20+) Tokalon Portugal | Facebook